O Projeto

A FEBASE preparou para 2018 um conjunto de atividades de ar livre, dedicadas à Exploração da Natureza, permitindo, simultaneamente, cultivar o seu bem estar físico e emocional.

Com este projeto, a FEBASE procura proporcionar aos sócios dos sindicatos filiados nesta federação, momentos de prazer, de diversão e de convívio, aliando a exploração da natureza à atividade física e mental.

A prática da caminhada é procurada, cada vez mais, por ser uma atividade saudável para o corpo, para o espírito e para a mente. 

Caminhar propicia o bem-estar físico e emocional, ao mesmo tempo que contribui para o convívio salutar com pessoas e com a natureza.

Tal como o nome indica, caminhada advém de caminhar, que significa passeio a pé, referindo-se a passeios pedestres.

A caminhada, ou passeio pedestre, é uma atividade geralmente desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais. 

Os seus praticantes obtêm os benefícios inerentes à prática de atividades ao ar livre, funcionando ainda como uma forma de escapar ao stress e ao sedentarismo do dia a dia vivido, essencialmente nas cidades. 

Ao mesmo tempo, é uma prática que permite um maior conhecimento de nós próprios, enquanto indivíduos, e um maior conhecimento do próprio meio ambiente que nos rodeia.

Pelo facto de de ser praticado na natureza, a caminhada proporciona uma interação que incentiva a observação desse meio, levando a um maior conhecimento dos valores naturais, tais como a fauna, a flora, a geologia, entre outros, o que permite contribuir para promover o seu respeito, através da sensibilização e educação ambiental dos caminhantes.